SENSORIAMENTO REMOTO AUXILIANDO NO COMBATE A CRIMES E FRAUDES AMBIENTAIS
O Programa Brasil M.A.I.S (Meio Ambiente Integrado e Seguro), lançado em 2020 pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, consiste em uma plataforma oferecida aos órgãos estratégicos e operacionais que integram o Sistema Único de Segurança Pública (SUSP), objetivando monitorar as áreas de interesse do poder público, de forma a prevenir e combater crimes ambientais.
Este programa utiliza imagens de satélites de alta resolução e com capacidade de cobertura diária de todo território nacional para identificar fraudes em obras de engenharia, crimes de tráfico de entorpecentes e crimes ambientais, como fraudes em manejo florestal, corte seletivo de madeira e a detecção, ainda no início, de queimadas, desmatamento, mineração irregular, dentre outros.
As imagens utilizadas neste programa são imagens Planet, obtidas pela constelação de satélites Dove, adquiridas por mais de 130 satélites, com 04 bandas espectrais, resolução espacial em torno de 3m, frequência de revisita diária e resolução radiométrica de 12 bits, o que permite obter imagens atuais de grandes áreas com alto padrão de qualidade e precisão planimétrica.
Estas imagens são entregues processadas; autorretificadas, realçadas, mosaicadas e equalizadas; para o usuário final, em uma Plataforma WEB de fácil acesso.
No Congresso VIEX, este programa foi apresentado ao público presente, com direito à visualização do satélite “Dove”, em exposição no local.
DOVE (em inglês, “pomba”) é uma série de microssatélites projetados para fornecer imagens rápidas da Terra, e ter uma boa aparência enquanto fazem isso pois possuem arte gravada em seus painéis, isto é, arte no espaço.
Imagem do satélite “DOVE” em órbita e em exposição
O programa é gerenciado pela Polícia Federal e conta com um total de 240 satélites que cobrem todo o território nacional e geram imagens de 8,5 milhões de Km², diariamente. Um total de 244 instituições públicas federais, estaduais e municipais já estão cadastradas na plataforma.
O Ministério da Justiça informou que o programa representa números expressivos, tanto de acesso como de operações desencadeadas com a ajuda dos alertas gerados pelas imagens do projeto. São mais de 80 mil acessos autenticados pela plataforma, com acesso disponível às informações de forma rápida, ágil e transparente
Comments